Sim! 


Durante as edições anteriores do processo seletivo do Programa Trainee de Gestão Pública, tivemos um número significativo de candidatos que, ao virarem finalistas, nos contavam que já atuavam no governo e que desejavam permanecer nos seus respectivos cargos.


Pensando nesse grupo, o processo seletivo do Programa Trainee de Gestão Pública 2021 terá uma novidade! Será dividido em duas trilhas de seleção:  a Trilha 1, destinada a jovens profissionais públicos em início de carreira, que possuem o escopo de sua atuação corresponde ao do Programa Trainee de Gestão Pública e também que pretendem permanecer por pelo menos mais 12 meses, a contar de eventual aprovação neste processo seletivo, em seu atual órgão de atuação.


E a Trilha 2 de seleção, destinada aos jovens em início de carreira que não atuam como profissionais públicos, e através do processo seletivo estão buscando uma oportunidade de atuação no governo. Ou ainda, para jovens profissionais públicos em início de carreira que não possuem seu escopo de sua atuação corresponde ao do Programa Trainee de Gestão Pública e/ou não pretendem permanecer em seu atual órgão de atuação.


A fim de tornar o processo mais adequado para cada grupo, algumas etapas do processo serão específicas para cada uma das Trilhas.


A etapa de Recomendação da pessoa que faz a sua gestão será específica para as(os) candidatas(os) da Trilha 1. Entendemos ser importante para a gestora ou gestor da(o) candidata(o) conhecer o programa Trainee de Gestão Pública e estar acordo com a participação da(o) candidata(o), pois após aprovação da(o) candidata(o), pois poderá ser firmado um acordo de cooperação técnica entre o Vetor Brasil e o órgão governamental.


A etapa de Vídeo de Apresentação Pessoal será necessária apenas para as(os) candidata(os) da Trilha 2, pois nesta etapa buscamos conhecer melhor a(o) candidata(o) e suas motivações para atuar no serviço público. No caso das(os) candidatas(os) da Trilha 1, esta etapa será dispensada.


A etapa de Preferências e Pareamentos também será destinada apenas as candidatas e candidatos da Trilha 2. Nesta etapa os finalistas indicam predileção ou restrição por alguma área de atuação, localização geográfica e partidos políticos. Após as indicações, os finalistas ficam disponíveis para possíveis recomendações, entrevistas e contratações pelos governos. Os profissionais públicos da Trilha 1, por já estarem inseridos nos governos que irão atuar durante o programa, em escopo de atuação  correspondente ao Programa Trainee de Gestão Pública, não irão realizar esta etapa.


As demais etapas - Inscrição, Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores, Desafio Gestão Pública, e Código de Ética e Entrevista por Competências - serão comuns às duas trilhas. E você vai ficar por dentro de cada uma delas neste guia. Vale lembrar: em todas as etapas serão analisadas competências específicas que apoiarão na construção de seu perfil para os pareamentos com as oportunidades nos governos. Por isso, faça todas com seriedade e comprometimento! 



Se você ainda tem dúvidas, escreva uma mensagem para a gente em  “Novo Ticket De Suporte”.