Dizemos que o Vetor Brasil faz a pré-seleção, porque quem faz as últimas etapas do processo seletivo e tem a decisão final de contratação é o governo.


A trilha 01 será percorrida por participantes que possua vínculo com entidade governamental, atuando nas áreas descritas no item a., e que ali desejem permanecer por pelo menos 12 (doze) meses a contar de eventual aprovação neste processo seletivo, sendo composta por 5 (cinco) etapas, sendo elas: (i) Inscrição; (ii) Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores; (iii) Desafio de Gestão Pública; (iv) Código de Ética e Entrevista por Competências; e (v) Assinatura do Termo de Compromisso de Trainee. 

a. São requisitos e características a serem analisados pelo Vetor Brasil que possibilita à(ao) participante o percurso pela trilha 01:

i. o vínculo com entidade governamental poderá ser proveniente de cargo efetivo ou cargo em comissão. Não preenche esse requisito pessoal contratado nos termos da Lei Federal 8.745/1993 ou norma simétrica no âmbito estadual, distrital ou municipal sobre contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. 


ii. o vínculo com a entidade governamental deverá permitir à(o) participante ocupar posição na estrutura organizacional de entidade governamental no âmbito de uma das seguintes áreas: (i) análise de dados; (ii) captação de recursos; (iii) gestão fiscal e orçamentária; (iv) gestão de implementação de políticas públicas; (v) gestão de parcerias e contratos; (vi) gestão de projetos e/ou processos; (vii) gestão de tecnologia e/ou inovação; (viii) monitoramento e avaliação de políticas públicas; ou (ix) planejamento estratégico, em qualquer temática (ex: saúde, educação, fazenda, meio-ambiente, planejamento, gestão, segurança pública, etc.).


iii. o vínculo com entidade governamental deverá ser com os seguintes tipos e espécies de entidade governamental: (i) qualquer órgão ou entidade da Administração Direta e Indireta da União, Estado, Distrito Federal ou Município; (ii) do Ministério Público da União, de Estado, do Distrito Federal ou de Município; (iii) ou do Tribunal de Contas da União, de Estado, do Distrito Federal ou de Município. 


Após a Etapa de Assinatura do Termo de Compromisso de Trainee, a(o) participante não ser tornará Finalista, passando diretamente à qualidade de TRAINEE, desde que: 

a. encaminhe documento comprovante do vínculo com a entidade governamental que possibilitou o percurso pela trilha 01, e este documento seja validado pelo Vetor Brasil; e 


b. concorde com o Termo de Compromisso de Trainee.



Já a Trilha 02 será percorrida por participante que: 

a. não possua vínculo precedente estabelecido com entidade governamental e pretende concorrer a uma nova posição, OU

b. por participante que possui vínculo, mas por qualquer motivo, decida rescindir o vínculo pré-existente, OU; 

c. cujo vínculo não atenda aos requisitos para participação da trilha 1.

  

A Trilha 2 é composta por 7 (sete) etapas, sendo elas: (i) Inscrição; (ii) Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores; (iii) Vídeo de Apresentação Pessoal; (iv) Desafio de Gestão Pública; (v) Código de Ética e Entrevista por Competências; (vi) Preferências e Pareamentos; e (vii) Assinatura do Termo de Compromisso de Trainee.



Após a Etapa de Preferências e Pareamentos, a(o) participante da Trilha 2 será qualificada(o) como Finalista, sendo que nesta etapa (Preferências e Pareamentos), a responsabilidade do Vetor Brasil é indicar, dentre o grupo de finalistas disponíveis, as pessoas que forem mais compatíveis com as vagas que podem ser abertas em nossos governos parceiros. A decisão final de entrevistar e de, por fim, contratar, é dos próprios governos. Por isso, o Vetor Brasil se posiciona como responsável pela pré-seleção no processo.



Você pode conferir detalhes sobre cada etapa em nosso Guia de Preparação.