O Programa Trainee de Gestão Pública possui como escopo de atuação as seguintes áreas: 


a. Análise de dados, e/ou;

b. Captação de recursos, e/ou;

c. Gestão fiscal e orçamentária, e/ou;

d. Gestão de implementação de políticas públicas, e/ou; 

e. Gestão de parcerias e contratos, e/ou; 

f. Gestão de projetos e/ou processos, e/ou;

g. Gestão de tecnologia e/ou inovação, e/ou;

h. Monitoramento e avaliação de políticas públicas, e/ou; 

i. Planejamento estratégico. 



Profissional público
Se você já é profissional público, seu escopo de atuação é compatível com o do programa e você pretende continuar na mesma posição e órgão atuais por pelo menos mais 12 meses (a partir de 01/01/2022), o processo seletivo para profissionais públicos é indicado para você. 

Processo seletivo regular

Agora, se você é jovem em início de carreira que tem interesse em ingressar no setor público, ou então se você já é profissional público, mas seu escopo de trabalho não é compatível com o do programa ou mesmo se você não pretende continuar na posição e órgão que ocupa atualmente, o processo seletivo regular é indicado para você.



A fim de tornar o processo mais adequado para cada grupo, algumas etapas do processo serão específicas de cada processo seletivo, conforme demonstrado abaixo: 



Etapas do processo seletivo

Termo de Responsabilidade de Participantes

Sim 

Sim

Inscrição

Sim

Sim

Teste de Português

Sim

Sim

Teste de Atualidades

Sim

Sim

Teste de Lógica

Não

Sim

Questionário de Cultura

Sim

Sim

Vídeo de Apresentação Pessoal

Sim

Sim

Desafio de Gestão Pública

Não

Sim

Entrevista por Competências

Sim

Sim

Preferências e Pareamentos

Não

Sim

Link para inscrição

Processo seletivo de Profissionais Públicos

Processo seletivo regular


A etapa do Desafio de Gestão Pública será necessária apenas para quem se inscrever no processo seletivo regular, pois nesta etapa buscamos conhecer melhor cada pessoa inscrita e avaliar o seu engajamento, participação, e capacidade de realizar análises em um cenário da gestão pública. Desta forma, a pessoa inscrita como profissional público não realizará esta etapa. 


A etapa de Preferências e Pareamentos também será destinada apenas às pessoas inscritas no processo seletivo regular. Nesta etapa, os finalistas indicam predileção ou restrição por alguma área de atuação e localização geográfica. Após as indicações, os finalistas ficam disponíveis para possíveis recomendações, entrevistas e contratações pelos governos. Já para as pessoas inscritas no processo seletivo de profissionais públicos, por já estarem alocadas em órgãos governamentais nos quais irão atuar durante o Programa, em escopo de atuação correspondente ao Programa Trainee de Gestão Pública, não haverá esta etapa.


As demais etapas - Inscrição, Testes Online  e Pesquisa de Crenças e Valores, Vídeo de Apresentação Pessoal, e Código de Ética e Entrevista por Competências - serão comuns aos dois processos.

 

Se você ainda está com dúvidas e quer confirmar se o seu cargo é compatível com o processo seletivo de Profissionais Públicos , escreva uma mensagem para a gente em  “Novo Ticket De Suporte”.


Para conhecer mais sobre cada uma das etapas, acesse o Guia de Participantes.