Os Programas Trainee e Residentes de Gestão Pública são, principalmente, uma experiência de aprendizagem prática e de autodesenvolvimento pessoal e profissional. Entendemos que as pessoas pré-selecionadas pelo Vetor Brasil e que são contratadas pelos governos parceiros estarão durante os 12 meses de programa em constante processo de crescimento. Para que esse desenvolvimento aconteça  e potencialize a entrega de resultados nos governos em que atuam, foram criadas trilhas de desenvolvimento personalizadas para a experiência do em cada programa. 


A matriz curricular dos programas de desenvolvimento ses divide em dois grandes pilares: de competências técnicas e socioemocionais, fundamentais para  profissionais do século XXI e que englobam mais de 30 grandes temas. O papel do Vetor Brasil é o de conectar trainees e residentes com as ferramentas de apoio ao desenvolvimento, priorizando o protagonismo no crescimento individual e a conscientização sobre as fortalezas e desafios de cada um.


Para isto, o currículo se destrincha em diversas iniciativas e programas que consideram os diferentes momentos da trajetória de cada pessoa, permitindo que elas e eles percorram a trilha de desenvolvimento de acordo com suas particularidades e preferências. Algumas temáticas começam a ser trabalhadas antes mesmo do início da pessoa no governo, para garantir que ela tenha os recursos necessários ao iniciar a jornada de trabalho.  


Os programas incluem, por exemplo, formações presenciais, formações online síncronas e assíncronas, avaliações de desempenho e plano de desenvolvimento individual, rede de profissionais de psicologia, parceiros e parcerias com plataformas de cuidado de saúde mental, mentorias, entre outros. Além disso, o Vetor Brasil acompanha a jornada de cada Trainee e Residente neste período para proporcionar a melhor experiência e aprendizado possíveis.


Observação: as atividades presenciais estão suspensas até segunda ordem em atenção às medidas de combate ao Coronavírus.