Para trainees advindos da Trilha 2, e que por isso passaram pela etapa de Preferências e Pareamentos:
Se o motivo pelo qual o trainee não completou 12 meses em sua posição não decorrer por consequência de um motivo que fuja de seu poder ou vontade (motivos plausíveis, descritos no Termo de Compromisso de Trainee) e caso ainda não tenha completado 9 (nove) meses de experiência como trainee, ou não tenha cumprido todas as formações obrigatórias, existe a possibilidade desta pessoa retornar ao processo de indicação e entrevista com governos parceiros.
Para aqueles que já possuem mais de 9 meses experiência como trainee e cumpriram todas as formações obrigatórias, o Programa será considerado como concluído, sem que o trainee fique disponível para pareamentos.
Se o caso for de escolha pessoal, ocorre o desligamento do Programa, com pagamento de multa e impossibilidade de retorno.
Para trainees advindos da Trilha 1, e que por isso não passaram pela etapa de Preferências e Pareamentos:
Se o motivo pelo qual o trainee não completou 12 meses em sua posição não decorrer por consequência de um motivo que fuja de seu poder ou vontade (motivos plausíveis, descritos no Termo de Compromisso de Trainee) e caso já tenha completado 9 (nove) meses de experiência como trainee ou tenha cumprido todas as formações obrigatórias, o Programa se dará como concluído.
Independentemente da trilha percorrida:
Para todos e todas as trainees que tiverem mais de 9 meses de experiência ou tenham cumprido todas as formações obrigatórias, há a possibilidade de buscar ativamente e diretamente nova oportunidade junto a entidades governamentais, caracterizando a autoalocação.
Em casos onde o trainee seja contratado por uma nova entidade governamental no processo de realocação, o Programa será continuado com duração de 12 meses.